"O corpo não é uma máquina como nos diz a ciência. Nem uma culpa como nos fez crer a religião. O corpo é uma festa." Eduardo Galeano

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Esporte é Saúde

Pode parecer banal o título desta primeira postagem.  Mas com tanta divulgação pela mídia sobre a importância da prática de esportes para o desenvolvimento do ser humano e como fonte essencial de saúde,  porque até hoje a disciplina de Educação Física  é tão desvalorizada dentro da grade curricular das escolas? Porque ainda temos alunos tão resistentes à prática de esportes? Espero esclarecer, com a ajuda de todos neste blog, uma situação que me frustra bastante e que infelizmente ainda persiste. Desejo aqui abrir um espaço para discussão da Educação Física como parte integrante das grades curriculares, além de criar um espaço para troca de experiências nesta área, porque afinal: esporte é saúde, e saúde é fundamental!
No sábado, 20 de novembro, foi realizado no Ginásio do Cruzeiro, o torneio de handebol e voleibol misto da Escola Monsenhor Queiroz. A atividade faz parte do projeto de incentivo à prática desportiva na escola. Aí está a equipe campeã na modalidade handebol: Cerise.

5 comentários:

  1. Eu acredito que a prática dessa disciplina nas escolas não é valorizada, porque muitos professores praticam somente jogos, não fazem alongamento que é ótimo para a saúde, enfim alguns exercícios que são praticados em academias.
    A atividade física tem grande importância não só para a estética mas para a saúde.
    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  2. É quem sabe, sabe né Adriane e quem não sabe tem que aprender. Adorei tuas postagens e é para pensarmos e refletirmos mesmo o que está sendo feito nas escolas. Realmente parece que em alguns casos a pratica da educação física tornou-se banalizada.

    ResponderExcluir
  3. Oi Adriane, parabéns pelo tema que escolhestes. Se deres uma espiadinha no meu blog, verás que participei de um projeto sobre esportes neste ano, onde os alunos realizavam as diversas modalidades de esporte e relacionavam o que estava acontecendo com os conteúdos de química, física, biologia e matemática. Foi uma grande atividade interdisciplinar e, acho que ocorreu por parte dos alunos, uma grande valorização de todas essas áreas.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Drihhh!!!!
    Amei teu blog! parabéns mesmooo!!!
    Achei dez a tua postagem sobre o torneio do dia 20!
    Me emocionei com o nome da equipe. Realmente a carmem era ótima para eles, né??
    Parabenizo a equipe pelo desempenho e homenagem.
    Acho que tenho que falar um pouquinho da temática, né?? Então lá vai: é um puxão de orelha para mim, pois sabes que sou sedentária ao extremo, mas EU SEI o prejuízo que o sedentarismo traz para nossa saúde. Prometo que vou repensar meus conceitos. Educação Física deve ser valorizada sim! Creio que sempre lutaremos juntas para colocar nossa gurizada da escola em ação. Parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
  5. Oi Adriane, ficou nota 10 teu blog!
    Este tema que escolheste é muito importante de ser debatido. Acredito que uma maneira de valorizar a educação física na escola é fazer um trabalho de conscientização com toda a comunidade escolar, enfatizando a importância de se fazer uma atividade física e de se manter ativo para que tenhamos uma vida longa e com qualidade.
    Além disso, a meu ver, a educação fisica não se resume a correr, brincar, jogar bola, fazer ginástica...envolve também todo um trabalho sobre saude...

    ResponderExcluir